Manaus - AM, 23:25 do dia 17 de julho de 2009


A cidade está uma loucura! Quase não conseguimos sair da balsa no São Raimundo, as pessoas estavam se acotovelando pra conseguir um lugar dentro dela, muitos carros no caminho, a polícia tentando controlar a confusão...

Quando enfim conseguimos passar pela confusão no porto, vimos cenas impressionantes no caminho.

Primeiro fomos ao Santo Antônio, à casa do Jorge ver os pais dele. As ruas do bairro estavam semi-desertas, mas dava pra perceber muita agitação dentro das casas. Levamos os pais do Jorge até a lancha particular da família dele que estava no estaleiro de um amigo deles, próximo ao porto do São Raimundo. Um dos irmãos dele já estava por lá e os outros estavam a caminho.
Ainda bem que o Jorge é um bom amigo; na verdade o meu melhor amigo. Ele deixou os pais dele e se prontificou a atravessar a cidade pra buscar a minha família. Outra pessoa não faria isso por mim.

No meio do caminho vimos algumas das pessoas agressivas de que os jornais falavam. Nunca vi coisa igual! Pareciam bichos! A principais vias da cidade estavam congestionadas: a Constantino Nery, a Djalma Batista, tudo isso a gente ouviu no rádio enquanto ainda estavam noticiando os fatos. Vimos o engarrafamento de longe e as pessoas “raivosas” atacando os carros, tentando quebrar os pára-brisas e pegar as pessoas, muitas correria...

Conseguimos chegar aqui em casa atalhando por ruas desconhecidas pelo bairro Compensa, depois viemos pela estrada do Tarumã. O Monte das Oliveiras está num clima sombrio, faltou energia, mas dessa vez não sei se foi por causa dos “gatos” da invasão, como sempre acontece, ou porque o caos realmente se instalou na cidade.

Minha família estava relutante em sair de casa por causa do que contamos a eles e pelas coisas que viram na TV. Decidimos ficar por aqui hoje, já que as principais vias estão congestionadas e os portos também. Por outro lado, como é um bairro distante e aqui não tem muita aglomeração de pessoas, calculamos que os “raivosos” vão demorar a chegar aqui.

Há boatos de que os ataques estejam sendo feitos por zumbis, mas eu não acredito muito nessa história.

Parece que teremos uma longa noite...

0 comentários:

Postar um comentário